Melastomataceae

Miconia polyandra Gardner

Como citar:

Eduardo Amorim; Lucas Jordão. 2021. Miconia polyandra (Melastomataceae). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

186.883,007 Km2

AOO:

176,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Espécie endêmica do Brasil (Goldenberg et al., 2020), com distribuição: no estado da Bahia — nos municípios Itamaraju e Una —, no estado do Espírito Santo — nos municípios Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Fundão, Ibitirama, Itaguaçu, Mimoso do Sul, Santa Teresa e São Roque do Canaã —, no estado de Minas Gerais — nos municípios Espera Feliz, Fervedouro, Juiz de Fora, Minduri, Santa Maria do Salto e Viçosa —, no estado do Rio de Janeiro — nos municípios Magé, Nova Friburgo, Petrópolis, Rio de Janeiro, Santa Maria Madalena, São Fidélis e Teresópolis —, e no estado de São Paulo — no município Ribeirão Pires.

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2021
Avaliador: Eduardo Amorim
Revisor: Lucas Jordão
Categoria: LC
Justificativa:

A espécie apresenta uma distribuição em diversos municípios na Mata Atlântica, em Florestas Ombrófilas. Com um extenso EOO= 158102km², mais de 10 situações de ameaças e registros em Unidades de Conservação, Miconia polyandra foi considerada como Menor Preocupação (LC) neste momento. O valor de EOO e o número de situações de ameaças, extrapolam os limiares para incluir a espécie em uma categoria de ameaça. Somado a isto, não existem dados populacionais para aplicação de outros critérios. Demandando assim, ações de pesquisa (tendências e números populacionais) a fim de se ampliar o conhecimento disponível e garantir sua perpetuação na natureza no futuro.

Possivelmente extinta? Não
Histórico:
Ano da valiação Categoria
2012 LC

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita em: London J. Bot. 2: 346, 1843. É reconhecida pelas inflorescências escorpioides, estames em número variável, geralmente superior a 12, conectivo prolongado ca.0,6mm compr. abaixo das tecas, com duas aurículas ventrais e estigma capitado (Rezende et al., 2014).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido
Detalhes: Não é conhecido valor econômico da espécie.

População:

Flutuação extrema: Desconhecido
Detalhes: Não existem dados populacionais.

Ecologia:

Substrato: terrestrial
Forma de vida: tree, bush
Biomas: Mata Atlântica
Vegetação: Floresta Ombrófila (Floresta Pluvial)
Habitats: 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland Forest
Detalhes: Árvore com até 12 m de altura (Rezende, 2012). Ocorre na Mata Atlântica, em Floresta Ombrófila (Goldenberg et al., 2020).
Referências:
  1. Rezende, A.R. de, 2012. Sistemática e conservação de Miconia seção Miconia DC. (Melastomataceae) no estado de Minas Gerais, Brasil. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia.
  2. Goldenberg, R., Bacci, L.F., Caddah, M.K., Meirelles, J., 2020. Miconia. Flora do Brasil 2020. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. URL http://floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB9749 (acesso em 19 de julho de 2021)

Reprodução:

Fenologia: flowering (Dec~Fev), fruiting (Jan~Apr)

Ações de conservação (4):

Ação Situação
5.1.2 National level on going
A espécie ocorre no território de abrangência do Plano de Ação Nacional para a conservação da flora endêmica ameaçada de extinção do estado do Rio de Janeiro (Pougy et al., 2018).
Referências:
  1. Pougy, N., Martins, E., Verdi, M., Fernandez, E., Loyola, R., Silveira-Filho, T.B., Martinelli, G. (Orgs.), 2018. Plano de Ação Nacional para a conservação da flora endêmica ameaçada de extinção do estado do Rio de Janeiro. Secretaria de Estado do Ambiente-SEA: Andrea Jakobsson Estúdio, Rio de Janeiro. 80 p.
Ação Situação
5.1.2 National level needed
A espécie ocorre em territórios que poderão ser contemplados por Planos de Ação Nacional (PAN) Territorial, no âmbito do projeto GEF Pró-Espécies - Todos Contra a Extinção: Território PAT São Paulo - 20 (SP), Território São João del Rei - 29 (MG), Território Vale do Paraíba - 30 (RJ), Território Rio de Janeiro - 32 (RJ), Território PAT Capixaba-Gerais - 33 (ES), Território Itororó - 35 (BA, MG), Território PAT Espinhaço Mineiro - 10 (MG).
Ação Situação
1.1 Site/area protection on going
A espécie foi registrada nas seguintes Unidades de Conservação: Área de Proteção Ambiental da Pedra Branca, Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima, Área de Proteção Ambiental de Petrópolis, Área de Proteção Ambiental do Pico do Goiapaba-Açu, Área de Proteção Ambiental Serra da Vargem Alegre, Parque Estadual do Desengano, Parque Estadual Serra do Brigadeiro, Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Parque Nacional de Caparaó, Parque Natural Municipal Goiapaba-Açu, Refúgio de Vida Silvestre da Serra da Estrela, Refúgio Estadual de Vida Silvestre Mata dos Muriquis, Reserva Biológica Augusto Ruschi e Reserva Biológica de Una.
Ação Situação
5.1.3 Sub-national level on going
A espécie foi avaliada como Vulnerável (VU) na lista oficial das espécies da flora ameaçadas de extinção no Estado de São Paulo (SMA, 2016).
Referências:
  1. SMA - Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, 2016. Resolução nº 57, de 05 de junho de 2016. Lista de espécies da flora ameaçadas de extinção no Estado de São Paulo. Diário Oficial do Estado de São Paulo, 07/06/2016, Seção I, pp. 69-71. URL https://cetesb.sp.gov.br/licenciamentoambiental/wp-content/uploads/sites/32/2019/05/Resolução-SMA-nz-57-2016.pdf (acesso em 21 de outubro de 2021).

Ações de conservação (1):

Uso Proveniência Recurso
17. Unknown
Não existem dados sobre usos efetivos ou potenciais.